Coreia do Norte

Devido ao secretismo do governo comunista, pouco se sabe sobre a atual situação dos cristãos na Coreia do Norte. Pyongyang, a capital, era conhecida como a «Jerusalém do Oriente» no início do Séc. XX, devido às suas mais de 2000 igrejas. O governo comunista confia na Juche (a religião da Coreia do Norte que exige o culto e a subserviência à família Kim) para manter a estabilidade, e o cristianismo é considerado subversivo. As pessoas que forem descobertas como sendo cristãs (ou, em muitos casos, como tendo tido contacto com ideias cristãs) são consideradas inimigas do estado. O Evangelho continua a ser proclamado na Coreia do Norte através de vários meios criativos, nomeadamente estações de rádio de onda curta, e de evangelistas corajosos que arriscam a vida para introduzir clandestinamente no país material cristão.

Índia

Sob a governação do primeiro-ministro Narendra Modi, a organização nacionalista hindu Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS) viu um aumento de 20% no seu número de membros e uma base encorajadora com o objetivo de fortalecer a identidade hindu na Índia entre a sua enorme diversidade de línguas, culturas e religiões. Embora o primeiro-ministro Modi tenha dito publicamente que o seu governo não tolerará discriminação religiosa, os seus atos provam o contrário. Políticas vagas como as leis anti-conversão (que impedem a conversão de hindus a outras religiões) foram aprovadas em vários estados da Índia e a pressão para a aprovação de uma lei federal similar está a ganhar apoio. As leis anti-conversão há muito que são usadas contra pastores, promotores de novas igrejas e evangelistas. Inversamente, as cerimónias de reconversão conhecidas como Ghar Wapsi ou “regresso a casa” para o retorno dos indianos ao hinduísmo tornaram-se cada vez mais comuns. Apesar das crescentes restrições do governo ao cristianismo, a igreja está a crescer. O maior crescimento dá-se entre pessoas de origem hindu, que têm uma profunda necessidade espiritual.

Omã

Omã foi governado por um sultão que concedeu um certo grau de liberdade religiosa durante o seu reino, financiando até a construção de quatro igrejas católicas e protestantes, assim como vários templos hindus. A sociedade omani é progressista e aberta, quando comparada com a dos seus vizinhos. No entanto, existem muito poucos cristãos no país e têm de se encontrar em casas particulares e manter a fé em segredo porque é ilegal abandonar o islão.

Indonésia

A Indonésia é o país muçulmano mais populoso do mundo, representando 13% da população muçulmana mundial. Existem cinco categorias confessionais oficialmente reconhecidas na Indonésia: islão, hinduísmo, cristianismo católico, o cristianismo protestante e o budismo. O confucionismo/daoismo também é reconhecido. Embora os muçulmanos indonésios pratiquem uma versão animística conhecida como islão “popular”, os apoiantes da ideologia islâmica radical fomentaram e exerceram violência contra os cristãos. Esta estratégia levou muitos muçulmanos a questionarem a sua fé e a estarem mais recetivos ao Evangelho. Os evangelistas mais audaciosos estão a aproveitar esta oportunidade para partilhar o Evangelho, conduzindo muitos muçulmanos à fé em Cristo.

Paquistão

As igrejas paquistanesas têm crentes com raízes religiosas muito diversas, quer de denominações evangélicas quer tradicionais. Todos os cristãos paquistaneses enfrentam dificuldades, discriminação e perseguição devido à sua identidade cristã. Alguns evangélicos correm grandes riscos ao testemunharem junto de muçulmanos, batizarem convertidos e reunirem-se em igrejas, e existem muitos cristãos que estão a trabalhar de forma incansável para equipar, encorajar e educar jovens cristãos. Alguns cristãos são corajosos evangelizadores e distribuidores da Palavra de Deus em bairros e cidades muçulmanas, alguns dos quais albergam grupos extremistas como os Talibã. Muitos cristãos pertencem a castas inferiores da sociedade e são obrigados a trabalhar longas horas, focados em sustentar a família, o que dificulta o estudo bíblico e outras atividades cristãs.