Os nossos Fundadores

Pastor Richard Wurmbrand (24 de Março de 1909 – 17 de Fevereiro de 2001)
Sabina (Oster) Wurmbrand (10 de Julho de 1913 – 11 de Agosto de 2000)

Richard WurmbrandO pastor Richard Wurmbrand (1909-2001) foi um ministro evangélico que suportou 14 anos de prisão comunista e tortura na Roménia, sua pátria. Lá é amplamente reconhecido como um dos maiores líderes, autores e educadores cristãos do país.

Em 1945, quando os comunistas conquistaram a Roménia e tentaram tomar o controlo das igrejas, o Pastor Wurmbrand iniciou um ministério “clandestino” eficaz e vigoroso para os crentes oprimidos, bem como para os soldados russos que ocupavam o seu país.

Richard WurmbrandEm 1948 o Pastor Wurmbrand foi preso juntamente com a sua esposa, Sabina, que permaneceu emprisionada durante três anos. O Pastor Wurmbrand passou três anos na solitária, não tendo visto ninguém a não ser os seus torturadores comunistas. Posteriormente foi transferido para uma cela de grupo, onde a tortura continuou durante mais cinco anos.

Como líder cristão de nível internacional, a prisão de Richard não passou despercebida. Contudo, quando os diplomatas estrangeiros interrogaram o governo romeno comunista sobre o seu paradeiro eles foram informados que o pastor teria fugido do país. Para além da confusão, a polícia secreta romena, fazendo-se passar por ex-prisioneiros, disse a Sabina que tinha assistido ao seu enterro no cemitério da prisão. Também a sua família e amigos foram informados de que ele estava morto.

Após mais de oito anos na prisão, Richard Wurmbrand foi libertado, retomando imediatamente o seu trabalho com a igreja clandestina. Alguns anos mais tarde, em 1959, foi de novo preso e condenado a 25 anos de prisão.

O Pastor Wurmbrand foi libertado através de uma amnistia geral em 1964, retomando novamente o seu ministério na clandestinidade. Um grupo de cristãos na Noruega, percebendo a probabilidade e o perigo de uma terceira prisão, negociou a emigração da sua família da Roménia com as autoridades comunistas, que tinham começado a “vender” prisioneiros políticos. Enquanto o preço médio para um prisioneiro era de cerca de 1.900 dólares, o governo exigiu 10.000 dólares pelo Pastor Wurmbrand.

Richard WurmbrandEnEm Maio de 1966, ele testemunhou perante a Subcomissão de Segurança Interna do Senado dos EUA, onde se despiu até à cintura para mostrar 18 cicatrizes de feridas de tortura cobrindo o seu tronco. A sua história foi publicada em jornais dos EUA, Europa e Ásia. O Pastor Wurmbrand foi avisado em Setembro de 1966 que o regime comunista da Roménia planeava assassiná-lo, mas ele não seria silenciado.

Richard y Sabina WurmbrandComo co-fundadores de “A Voz dos Mártires” o Pastor Wurmbrand e Sabina viajaram por todo o mundo estabelecendo uma rede de mais de 30 escritórios que fornecem alívio a famílias de cristãos presos em nações islâmicas, nações comunistas e outros países onde os cristãos são perseguidos devido à sua fé. A sua mensagem tem sido: “Odeiem os sistemas maléficos, mas amai os vossos perseguidores. Amai as suas almas, e tentai conquistá-las para Cristo”.

O Pastor Wurmbrand escreveu numerosos livros, que foram traduzidos em mais de 70 línguas. Ele foi rotulado em várias ocasiões por líderes cristãos como “A Voz da Igreja Clandestina” e “O Paulo da Cortina de Ferro”.