O CONTRABANDO DA PALAVRA DIGITAL

Os militantes do Al-Shabab atacaram os professores cristãos Philip Okumu e Daniel Wekesa a meio da noite. Cercaram a casa dos homens na sua pequena aldeia do Quénia junto à fronteira com a Somália e atiraram uma granada pela janela. Enquanto as chamas consumiam a estrutura de cimento, Philip e Daniel correram para a saída e foram mortos a tiro quando saíram do edifício. Segundo um grupo de líderes cristãos somalis, os dois homens foram mortos por pregarem o evangelho junto dos seus alunos.

Embora sejam um grupo somali, os terroristas do Al-Shabab atravessam livremente as fronteiras com o Quénia e a Etiópia numa região conhecida como “a Grande Somália”, impondo as suas rigorosas leis religiosas com uma injustiça brutal. Pregar o evangelho nesta região é extremamente perigoso.

Tanto o governo da Somália como o do Quénia não conseguem controlar o grupo islâmico nesta região fronteiriça sem lei, o que levou ao governo queniano a alertar pessoas não-muçulmanas como Philip e Daniel a saírem da área. Contudo, os dois homens cristãos decidiram ficar, pois sabiam que, de outra forma, as crianças de etnia somali que eram seus alunos não teriam outra forma de ouvir o evangelho. O seu amor às crianças e a sua fé em Jesus Cristo custou-lhes a vida naquela noite de outubro de 2018.

É praticamente impossível obter Bíblias traduzidas para somali no país e estas são ainda mais difíceis de encontrar na Sociedade Bíblica em Nairobi, no Quénia, uma nação maioritariamente cristã, cuja grande parte é constituída por uma população somali. E ser-se apanhado com uma Bíblia pelos militantes do Al-Shabab resulta quase sempre numa execução imediata. É por isso que os cristãos deram preferência às versões digitais, que são muito mais fáceis de esconder e a VDM apoia os crentes corajosos que se atrevem a entrar na Somália com Bíblias digitais para distribuir por todos aqueles que sentem ânsia em ouvir a palavra de Deus.

A VDM fornece aos colaboradores cristãos Bíblias em somali em cartões de memória, que depois vão sendo traficados aos poucos na fronteira. Estas Bíblias são dadas a crentes secretos que se reúnem apenas umas vezes por ano em pequenos grupos e em casas diferentes. Quando o fazem, têm o cuidado de variar o meio de viajar, não irem todos ao mesmo tempo e entrar no edifício por entradas diferentes.

De acordo com os colaboradores da VDM que se encontram na Linha da Frente na Somália, a maioria destes cristãos mais recentes são mulheres. Uma vez que estas têm uma vida mais condicionada à casa, é mais fácil ter uma conversa privada com elas. Além disso, as mulheres não frequentam as mesquitas, por isso, ninguém repara numa ausência repentina quando uma mulher se torna crente. Já no caso dos homens, têm de ser bastante criativos nas desculpas para a sua ausência na mesquita. Normalmente, os homens ficam a saber de Cristo mais através das redes sociais e da Internet do que por interação cara-a-cara com outros crentes.

As Bíblias Digitais são estritamente importantes em regiões restritas, tais como a Somália, a Coreia do Norte, o Irão e no Norte de África. As Escrituras servem de guia de como viver como seguidores de Jesus Cristo e também dá a força necessária aos crentes para suportarem a perseguição a que estão sujeitos. As Bíblias Digitais disponibilizadas em cartões SD, pen drives e downloads online levam a palavra de Deus a regiões onde os crentes não têm acesso a cópias impressas da Bíblia, para além de serem mais fáceis de esconder nos telemóveis ou nos computadores. Mais ainda, as gravações de partes da Bíblia permitem que os crentes as ouçam em privado com auscultadores.

Enquanto os extremistas tentam erradicar o Cristianismo com granadas e armas, as Boas Novas continuam a espalhar-se pelos crentes somalis, graças aos atos de coragem dos traficantes de Bíblias digitais.

Categorias:

Receba mais histórias como Professores tornados mártires pelo Al-Shabab no Quénia com uma assinatura da revista premiada do VDM

Reivindique o seu Exemplar gratuito