A minha família disse-me que eu os tinha desonrado e envergonhado tanto que eles preferiam que eu me tivesse tornado uma prostituta. Pouco depois disto, o meu irmão foi assassinado. A minha família e os líderes muçulmanos disseram que isso aconteceu porque amaldiçoei a família ao aceitar Cristo, e por isso fui espancada“.

Miriam era a muçulmana mais devota da sua família até conhecer Jesus. E assim que começou a segui-Lo, a sua família começou a assediá-la e a pressioná-la. Embora ninguém na sua família fosse muito devoto, eles sentiram que Miriam tinha abandonado a sua identidade cultural da Ásia Central e envergonhado a família. “Não sigas aquele deus russo“, repreenderam eles. “Nós somos muçulmanos“!

Mas o amor e o perdão de Deus tinham-lhe conquistado o coração.

CASAR COM UM MUÇULMANO PARA “RESOLVER O PROBLEMA”.

A família de Miriam estava ansiosa que ela se casasse, esperando que um marido muçulmano “resolvesse o problema”. Sugeriram vários homens, mas Miriam recusou-os a todos porque eram muçulmanos. Ela sabia que era biblicamente errado para ela casar com um descrente, e também sabia como os homens muçulmanos tratavam as suas esposas no seu país. Num incidente, o marido muçulmano de uma recente cristã convertida ligou para a sua esposa ao telemóvel enquanto ela estava na igreja e disse que ele precisava de falar com ela. Quando ela saiu da igreja para falar com ele, ele derrubou-a ao chão, pontapeou-a e deixou-a deitada nos degraus da igreja. O homem nunca foi castigado.

Miriam continuou a recusar os homens que a sua família sugeriu, e finalmente ameaçaram fechá-la num apartamento com o homem que tinham escolhido – um recém-graduado de uma escola islâmica.

Orei por um marido cristão, o que parecia impossível porque quase não há cristãos aqui“, disse ela. “A minha recusa em casar com um muçulmano enfureceu os meus pais. O meu irmão mais velho bateu-me e depois foi atacar o meu pastor“.

Depois de espancar o pastor, o irmão de Miriam chegou a casa e encostou-lhe uma faca na garganta. Ele tentou forçá-la a negar Cristo. “Eu não negaria Cristo, e pensei realmente que ele me ia matar“, disse ela.

A mãe de Miriam expulsou-a então de casa, acusando-a de causar demasiadas lutas na família. Um parente permitiu que Miriam ficasse com ela na condição de que ela deixasse de partilhar o evangelho. Mas Miriam não pôde deixar de falar de Jesus, e levou os dois filhos do seu parente a Cristo.

Enquanto continuava a partilhar o evangelho com outros, Miriam acabou por conhecer o homem que viria a ser seu marido.

CASAR COM O CHEFE “KAFIR”

Eram de grupos étnicos inimigos. Ela era de uma família rica, e ele tinha pouco. A fé muçulmana era importante para a família dela, mas a dele nunca foi à mesquita. A única coisa que tinham em comum era uma forte fé em Deus e o objetivo comum de alcançar a sua nação para Cristo. Após o seu casamento, Basit e Miriam tornaram-se uma força líder para o crescimento da igreja na Ásia Central.

O nosso Deus uniu Basit e eu, embora sejamos de culturas inimigas“, disse Miriam. A família dela estava tão zangada com o casamento que o casal teve de fugir. Tinham-se oferecido para a ajudar a iniciar um negócio, alugar-lhe um apartamento e arranjar-lhe um carro, se ela desistisse do cristianismo e abandonasse os seus planos matrimoniais. Ela disse-lhes que não abandonaria Jesus por um milhão de dólares.

Em vez de uma vida confortável e de comunhão com a sua família, Miriam escolheu uma vida que é material e emocionalmente difícil, mas espiritualmente rica. O seu marido é conhecido na sua comunidade esmagadoramente muçulmana como o chefe Kafir, ou incrédulo impuro. Basit luta para sustentar a sua família, porque poucos contratarão um cristão. Mas a família está empenhada em permanecer na comunidade para partilhar Cristo. A VDM ajuda com as suas despesas de vida para que possam continuar a sua importante missão na Linha da Frente de ajudar a fazer crescer a igreja no seu país.

“DÁ-NOS MAIS UM DIA”.

Embora Miriam e Basit sejam rejeitados pelos seus familiares e pela sua comunidade, o seu foco continua a ser a expansão do Reino Eterno de Deus. E estão felizes por partilhar o evangelho com quem quer que encontrem. Basit recordou um incidente que resultou numa tareia especialmente má: “Partilhei acidentalmente a minha fé com um mullah [professor religioso islâmico]”, riu.

O casal acolhe em sua casa uma igreja doméstica, e, portanto, ilegal. (As igrejas evangélicas nunca recebem registo no seu país). “A igreja não é um segredo“, disse Basit. “Convidamos as pessoas a virem, embora isso seja muito perigoso. Há agora 20 a 25 pessoas na igreja doméstica; eram 40 a 50 antes de a perseguição se tornar tão grave“.

blankEmbora a maioria das pessoas no país sejam muçulmanas, muitas são apenas nominalmente muçulmanas e não compreendem realmente a religião que praticam. Nos últimos anos, porém, os muçulmanos da região tornaram-se mais radicais. “Estão agora prontos a matar pelas suas crenças“, disse Basit. “Não posso partilhar tão abertamente como antes; preciso de ser mais cuidadoso. A ameaça de violência é muito real, e oramos à noite para que Jesus nos dê outro dia amanhã, porque não sabemos o que vai acontecer no dia seguinte“.

Os dois filhos de Miriam e Basit são maltratados pelos seus pares. É difícil para o casal ver os seus filhos a sofrer por causa da sua fé cristã, mas eles preferem muito mais colocar a sua esperança em Cristo do que numa religião que os faz sentir-se deprimidos e doentes por dentro.

Enquanto os pais de Miriam teriam sentido menos vergonha se ela se tivesse tornado prostituta, Miriam foi acolhida por um Pai celestial que a ama incondicionalmente. “A minha alma está curada, e eu sinto-me bem“, disse ela.

Categorias:

Receba mais histórias como Cristã recusa-se a casar com um muçulmano com uma assinatura da revista premiada do VDM

Reivindique o seu Exemplar gratuito